terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cozinhando no Lar IV.5


Entrada:

RISOTTO DE  COGUMELOS

Ingredientes: 1 cebola picada, 50g de manteiga, tempero verde picado, 150g de cogumelos frescos (Paris, Shiitaki, Shimenji, etc.), 50 g de cogumelos secos, 1 copo de vinho tinto, 2 xícaras de arroz para risotto, caldo de galinha, 2 colheres de queijo tipo parmesão, sal e pimenta.

Preparo: Lavar bem os cogumelos secos e colocá-los de molho em água morna. Refogar a cebola e o tempero verde na metade da manteiga. Juntar o vinho e cozinhar em fogo brando até secar. Juntar o arroz e fritar ligeiramente. Acrescentar água quente, o caldo de galinha, e os cogumelos secos escorridos. Após 10min de cozimento, juntar os cogumelos frescos fatiados. Cozinhar, mexendo sempre e acrescentando água quente aos poucos, até o arroz ficar “al dente”.  Retirar do fogo e juntar o restante da manteiga e o queijo ralado. Servir imediatamente. (4 porções)


Prato Principal:


PAPILLOTE DE CAMARÃO

Ingredientes: 600g de camarões médios, 4 tomates cortados em cubos, 2 colheres de manjericão fresco, 1 colher de manjerona, 2 colheres de azeitonas lascadas,  coentro em grãos, azeite de oliva, sal, pimenta. (Para o confit: 1 limão siciliano, 2 colheres de açúcar).

Preparo: 1. Faça o confit: retire a casca do limão e corte-a em julienne. Ferva 2 vezes e escorra. Cozinhe por 20 minutos em 200ml de água e o açúcar. Reserve. 2. Misture os camarões com os demais ingredientes. 3. Disponha os camarões em porções individuais sobre um retângulo de papel alumínio, espalhe por cima algumas tiras do limão confit, feche bem o papel alumínio e leve ao forno (180°C) por 10 minutos. Sirva, acompanhado de batata vapor ou couscous. (4 porções)



Sobremesa:


CREME CARAMELADO (CRÈME BRÛLÉE)

Ingredientes:  4 gemas, 80g de açúcar, 350ml de leite, 125ml de creme de leite fresco (nata), 2 aniz estrelados, 2 cravos, ½ canela em pau, ½  colher (chá) essência de baunilha, 120g de açúcar cristal.

Preparo: 1. Aqueça, sem ferver, o leite, o creme, a canela, os cravos e o aniz. Reservar por 15min. 2. Misturar com batedor as gemas e o açúcar e a baunilha. 3. Coar o leite sobre as gemas com açúcar, misturando bem. 4. Colocar o creme nas formas e cozinhar em banho-maria por 20min no forno a 150ºC. (Devem ficar trêmulos como gelatina). 5. Deixar esfriar na geladeira. 6. No momento de servir, polvilhar açúcar cristal e dourar no forno ou com maçarico. (4 a 6 porções).

                                                                                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário