terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cozinhando no Lar IV.2

O segundo encontro, com maior número de participantes, aconteceu nesta segunda-feira dia 08 e contou com este cardápio:
Entrada:




SALADA DE LASCAS

Ingredientes: Folhas verdes diversas, 1 abobrinha italiana (Zuchini), 1 berinjela pequena, tomates cereja, queijo parmesão em pedaço, azeite de oliva, sal, pimenta.

Preparo: 1. Cortar a berinjela em finas rodelas. Salgar e deixar em repouso na posição vertical por cerca de 20 min para dessorar. Cortar a abobrinha em finas rodelas. 2. Secar as rodelas de berinjela e grelhar numa colher de azeite de oliva. Grelhar as rodelas de abobrinha, temperando com sal e pimenta. Reservar. 3. Num prato, fazer uma caminha com as folhas verdes rasgadas, espalhar sobre elas as rodelas grelhadas e decorar com os tomates partidos ao meio. Espalhar algumas lascas de queijo parmesão e regar com um pouco de azeite de oliva.


Prato Principal:



FILÉ DE SALMÃO COM BATATA BAROA

Ingredientes: 4 filés de salmão (200g cada), 1 limão siciliano, 2 colheres de açúcar, 1 cebola roxa picada, 1 dente de alho picado, 150g de tomates secos em cubos, 1 colher (chá) de gengibre ralado, pimenta dedo-de-moça picada, 1 colher de mel, coentro em grão, suco de ½ limão, 200ml de azeite de oliva, manjericão e (coentro) picados, sal, pimenta.

Preparo: Fazer zestes com a casca do limão e cozinhar alguns minutos em pouca água e o açúcar, duas vezes. Escorrer a água e juntar com os ingredientes listados (exceto o salmão). Reservar. Temperar o salmão com sal e pimenta e dourar os filés em ambos os lados. Colocar cada filé no centro de um pedaço de papel manteiga (ou plástico p/forno), repartir o molho sobre os filés e amarrar o papel, juntando as pontas. Levar ao forno pré-aquecido por 8 a 10 minutos. Colocar 1 pacote em cada prato, abrir e ladear o filé com purê de batata baroa (mandioquinha).



Sobremesa:



ABACAXI FLAMBADO

Ingredientes: 4 fatias de abacaxi com 1,5cm de espessura, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de água,1 colher (sopa) de manteiga, 1 fava de baunilha (ou essência), 1/4 xícara de conhaque. Sorvete de côco.

Preparo: Numa frigideira alta derreta a manteiga. Junte o açúcar e deixe caramelizar. Acrescente a água e a baunilha, mexendo bem para dissolver os grumos. Quando a calda engrossar, acrescente os abacaxis e cozinhe por alguns minutos. Flambar com o conhaque e servir em seguida com sorvete de côco. (4 porções).



Nenhum comentário:

Postar um comentário