quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dando Liga XIII.5

Com a participação especialíssima do mestre em Risotos, Elton, aconteceu ontem o quinto encontro do Grupo Dando Liga na Cozinha XIII. O cardápio demonstrado e degustado está aí:


Entrada:

ROLINHOS DE BERINJELA  
Ingredientes: 2 berinjelas grandes, 100g de queijo Minas (ou Ricota) em cubos, 2 tomates sem peles e sementes, picados; manjericão fresco picado; sal, pimenta, azeite de oliva.
Molho de pimentão: 1 cebola pequena picada, 2 pimentões vermelhos, em cubos, 1 xícara de caldo de vegetais, azeite de oliva.

Preparo: Corte as berinjelas em fatias finas, no sentido do comprimento e grelhe-as em azeite de oliva. Misture o queijo, tomate, manjericão picado, sal e pimenta e coloque um pouco desta mistura na ponta de cada fatia de berinjela, enrolando-as. Leve ao forno (200°) por 10/15 min.
Molho: Doure a cebola e adicione os pimentões, deixando mais 5min. Acrescente o caldo de vegetais e deixe cozinhar por 10min. Bata a mistura no liquidificador, passe pela peneira e tempere com sal e pimenta.


Prato Principal:


Risoto de FRANGO AO MOLHO DE TANGERINA E MOSTARDA (8 porções)

Ingredientes:  1Kg de peito de frango desossado,  800g de arroz carnaroli,  suco de 8 tangerinas, 1 laranja navelina e 1 limão siciliano,  2 colheres de sopa de mostarda L’Ancienne,  130g de manteiga,  1 alho poró picado,  400ml de vinho branco,  3lt de caldo de galinha,  azeite de oliva,  sal,  pimenta do reino,  raspas de laranja e limão.

Preparo: Corte o peito de frango em cubos de aproximadamente 1,5 cm. Aqueça 30g da manteiga em uma frigideira grande, com um pouco de azeite de oliva. Tempere o peito de frango com sal e pimenta do reino a gosto e refogue, acrescentando 100 ml de vinho branco, até dourar. Junte metade do suco de tangerina, laranja e limão, acrescente a mostarda e refogue por mais 2 minutos. Reserve. Em uma panela grande, refogue o alho poró picado com 70g de manteiga e um pouco de azeite de oliva, até dourar. Acrescente o arroz e frite, sem parar de mexer, por 2 minutos. Regue com o restante do vinho branco e cozinhe, sem parar de mexer, até evaporar quase todo o líquido. Acrescente o caldo de galinha concha a concha, esperando a anterior ser absorvida.  Após ±20 minutos de cozimento, acrescente o peito de frango, o restante do suco e as raspas de laranja e limão. Quando o arroz estiver “al dente”, desligue o fogo e acrescente o restante da manteiga, mexendo até ficar homogêneo. Acerte o sal e a pimenta, se necessário. Deixe descansar por cerca de 2 minutos, com a panela tampada, antes de servir.

CALDO DE GALINHA

Ingredientes:  3,5lt de água,  1,5kg de peito e coxa de galinha caipira com osso,  1 talo de alho poró,  2 cenouras médias,  1 talo de aipo,  sal,  pimenta do reino.
Preparo: Coloque a água para ferver. Acrescente a carne, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 1:45 horas.  Acrescente o alho poró, cenouras e aipo cortados em pedaços e deixe ferver em fogo baixo por mais 45 minutos. Acerte o tempero e reserve, mantendo aquecido.

                                                                                                                                                                                                                           
 Sobremesa:


 TORTA DE DOCE DE LEITE

Ingredientes:  8 ovos, ½ kg de nata, ½ kg de doce de leite, ½ pacote de bolacha “Maria” de chocolate  triturada no liquidificador, 8 colheres de sopa de  açúcar.

Preparo: Bater as 8 claras com 1 colher de açúcar, até ficarem bem firmes. Reservar. Bater as 8 gemas com 7 colheres de açúcar. Juntar o doce de leite, misturando bem. Após, juntar a nata e misturar delicadamente.  Juntar as claras batidas ao creme, misturando delicadamente.
Montagem: Em forma de abrir, colocar primeiro uma camada bem rala de biscoito triturado, seguido de uma camada de creme. Assim, fazer camadas alternadas, terminando com uma camada de biscoito triturado. Levar ao congelador. (20 porções)

Nenhum comentário:

Postar um comentário