quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dando Liga XIII.4


Entrada:

 RATATOUILLE

Ingredientes: 2 abobrinhas (zuchini), 1 berinjela, 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo,1 pimentão verde, 2 tomates, 3 dentes de alho, 1 ramo de alecrim, 1 ramo de tomilho, azeite de oliva, sal e pimenta do reino.

Preparo: Picar os vegetais em cubinhos de cerca de 1cm de lado. Em uma frigideira esquente um pouco de azeite e salteie os vegetais em fogo baixo, um de cada vez, exceto o tomate e o alho. Depois, coloque tudo junto em uma panela, inclusive as ervas, temperando com sal e pimenta. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até os vegetais estarem macios, mas firmes. (Pode ser servido frio, como entrada, ou quente como acompanhamento.) (8 porções)
  

Prato Principal:


MEDALHÕES DE LOMBINHO AO MOLHO DE GENGIBRE 

Ingredientes: 600g de lombinho de porco, 20g de manteiga, 100g de nata, gengibre, sal, pimenta.

Preparo: Cortar o lombinho em medalhões de 1,5cm de espessura. Temperar ambos os lados com sal e pimenta e grelhar os medalhões na manteiga, em fogo alto, por 2 ou 3min de cada lado. reservar em lugar quente, Escorrer a gordura da panela e levá-la novamente ao fogo com algumas colheres de água para “deglaçar”, raspando o fundo com um garfo. Quando a crosta estiver bem solta, juntar a nata. Deixar cozinhar alguns minutos, mexendo sempre. Juntar o gengibre ralado e verificar o tempero. Servir os medalhões em pratos quentes, regando-os com o molho. Acompanha: espinafre cozido ou massa.


Sobremesa:


PERAS AO VINHO  

Ingredientes: 6 peras firmes, 300g de açúcar, 1 garrafa de vinho tinto, cravo, canela em rama.

Preparo:  Descascar as peras, deixando o cabinho. Colocá-las no fundo de uma panela, com o cabo virado para cima. Juntar o vinho, o açúcar, os cravos e a canela. Quando levantar fervura, baixar o fogo e deixar cozinhar até as peras ficarem macias, mas ainda firmes.  Quando esfriar, levar à geladeira. Ao servir, enfeitar com uma folha verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário