terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cozinhando no Lar V.2

Ontem à noite aconteceu o segundo encontro do grupo Cozinhando no Lar V. O cardápio está aqui:


Entrada:

CRÉPES DE ABOBRINHAS

Ingredientes: 2 abobrinhas italianas (zuchinni), 1 ovo, 2 colheres de nata, 1 colher de farinha de trigo, 2 dentes de alho, picados, salsa picada, 1 colher de óleo, 2 colheres de manteiga, sal e pimenta.

Preparo:  Rale as abobrinhas, misture um pouco de sal e coloque numa peneira para dessorar por 30min, pressionando de vez em quando. Bata ligeiramente o ovo, junte a nata, a farinha, a salsa e o alho, misturando bem. Junte a abobrinha e misture. Numa frigideira anti-aderente aqueça a manteiga e o óleo, coloque uma colherada da massa, achatando-a em rodelas. Frite de ambos os lados e sirva quente.


Prato Principal:


FRICASSÊ DE FRANGO AO CURRY

Ingredientes: 8 pedaços de galinha com osso, 2 colheres de azeite de oliva, sal, 1 colher de curry em pó, 10 grãos de pimenta  esmagados, 1,5 colher de tomilho fresco picado, 1 colher de alecrim picado, 3 cebolas médias picadas,  1 xícara de vinho branco, 3 xícaras de caldo de galinha.

Preparo: Com um papel toalha, seque bem os pedaços de frango para refogar em seguida,  numa panela funda com 2 colheres de azeite de oliva, depois salgue bem. Refogue em fogo médio por cerca de 10 minutos, até que o frango comece a ficar com uma cor marrom-dourada. Acrescente o curry em pó, as pimentas amassadas e as ervas, salpicando-as uniformemente sobre a galinha. Vire os pedaços de frango  e continue o cozimento. Acrescente a cebola e, depois, o vinho, raspando os pedaços marrons que ficam no fundo. Ferva apenas por 2 minutos, dando ao vinho o tempo de perder a acidez. Acrescente caldo suficiente para cobrir o frango. Leve à fervura, depois cubra a panela e reduza o fogo.
Cozinhe lentamente, até o frango ficar macio. Remova os pedaços de frango e mantenha-os aquecidos. Reduza levemente o molho, até ficar espesso. Adicione um naco de manteiga por último.
Servir com arroz de grãos variados. (4 porções)



Sobremesa:

SOPA GELADA DE MORANGOS E MANGA

Ingredientes: ½ l de água, 300g de açúcar, 1 kg de morangos, 1 manga.

Preparo: 1. Fazer uma calda com a água e o açúcar: ferver e deixar esfriar. 2. Limpar e lavar os morangos. Liquidificar a metade dos morangos com a calda esfriada. 3. Cortar o restante dos morangos e as mangas e misturar tudo com o suco de morangos. 4. Servir com sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário