terça-feira, 31 de julho de 2012

Cozinhando no Lar V

A cozinha do Lar da Menina ficou lotada ontem à noite com a turma do Curso Cozinhando no Lar, na sua quinta edição. O grupo assistiu a elaboração do cardápio abaixo. E o degustou em seguida, bien sur...



Entrada:

SOPA DE ALHO-PORÓ E BATATAS   

Ingredientes: 4 Alhos-Poró, 2 cebolas, 1 kg de batatas, caldo de galinha, salsa, manteiga, sal, pimenta.

Preparo: Refogar os alhos e as cebolas picados, na manteiga. Juntar 2 litros de água, a salsa, as batatas cortadas, o caldo de galinha e a pimenta. Deixar cozinhar até amolecer as batatas. Provar o sal. Passar tudo no liquidificador. Reaquecer e servir em prato fundo.



Prato Principal:



ESCALOPES GRELHADOS COM SHIITAKI

Ingredientes: 600g de filé, 200g de cogumelos Shiitaki frescos, tomilho fresco, azeite de oliva, manteiga, sal e pimenta.

Preparo: Limpe os cogumelos e corte os cabinhos. Tempere-os com sal e folhas de tomilho. Arranje-os numa forma refratária, com a parte lisa virada para baixo. Regue generosamente com azeite de oliva e coloque algumas lascas de manteiga. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, corte o filé em bifes finos (escalopes) e grelhe-os em manteiga, temperando com sal e pimenta. Arranje os escalopes no prato, ladeando-os com alguns Shiitakis assados, regando com o molho dos cogumelos e enfeitando com um ramo de tomilho, acompanhado de quinua. (4 porções)


Sobremesa:



CALDA DE GOIABA COM CREME INGLÊS

Ingredientes: 250g de goiabada, 1 xícara de água, 3 goiabas, folhas de hortelã, creme inglês.
 
Preparo: Em fogo brando, desmanchar a goiabada na água e juntar as goiabas processadas e coadas. Cozinhar um pouco para encorpar. Servir em taça transparente, colocando primeiro a calda de goiaba, seguida pelo creme inglês e decorando com fatias de goiaba e folhas de hortelã.

CREME INGLÊS

Ingredientes: 1 xícara da leite, 2 gemas, 2 colheres de açúcar, essência de baunilha.
Preparo: Aqueça o leite, sem ferver. Despeje-o sobre as gemas batidas com o açúcar e a baunilha. Retornar a mistura ao fogo brando, mexendo sempre, até napar. Levar à geladeira.
                                                                                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário