terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cozinhando no Lar V.4

O quarto encontro da turma Cozinhando no Lar V teve um cardápio bem florido e com sobremesa personalizada:


Entrada:


COUSCOUS À PROVENÇAL  

Ingredientes: 1 xícara de couscous;   1 xícara de folhas de salsa; 1 xícara de hortelã fresca;
1 pimentão vermelho, picado; 2 alhos-poró (só a parte branca, cortada em rodelas finas);
¼ xícara de suco de limão; ¼ xícara de azeite de oliva; sal.

Preparo:  1.Numa tigela misture o couscous com 1 xícara de água fria. Deixe na temperatura ambiente por 30 minutos. 2. Num processador de alimentos pique a salsa e a hortelã. Coloque numa tigela, acrescente os outros ingredientes do molho, tempere com sal e misture. 3. Junte o couscous afofado, misture bem e verifique o tempero. Cubra e leve à geladeira por 1 hora. (Pode ser servido acompanhado de verduras cruas.) (Rendimento: 4 a 6 porções).



Prato Principal:

SALMÃO NO PACOTE

Ingredientes:  4 postas de salmão de 200g (ou filé), tomate, azeite de oliva, cheiro verde, sal, pimenta.

Preparo:  Temperar individualmente as postas de salmão dos dois lados com sal e pimenta. Colocar cada posta no centro de um pedaço de papel alumínio. Cobrir a posta com tomate sem semente, cortado em tiras, salpicar com o cheiro verde e regar com azeite de oliva. Fechar bem o papel alumínio e levar ao forno médio (180ºC) por cerca de 20min.  Servir “no pacote”. Acompanha: batata vapor. (4 porções)



Sobremesa:

CREPE DE CHOCOLATE

Ingredientes:  Massa: 1 xícara de leite, ¾ de xícara de farinha de trigo, 1 colher de chocolate em pó, 1 colher de manteiga, 1 ovo, óleo para untar. Recheio: 300g de chocolate meio amargo, 400g de creme de leite, 2 bandejas de morangos.  Raspas de chocolate, calda de chocolate e morangos inteiros para decorar.


Preparo:  Bater os ingredientes da massa no liquidificador. Aquecer uma frigideira antiaderente untada e espalhar um pouco da massa. Fritar até começar a soltar as bordas. Virar o crepe e fritar do outro lado. Repetir a operação até terminar a massa. Reservar.
Derreter em banho-maria o chocolate e o creme de leite. Deixar esfriar, misturar os morangos picados (reservar 8 para decoração). Rechear os crepes com a mistura de chocolate, dobrando duas vezes. Servir, decorando com folhas de hortelã, morando, calda e raspas de chocolate.






































Fotos: Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário