quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dando Liga na Cozinha XI.2


Entrada:


TABULE DE QUINUA

Ingredientes:  250g de quinua, 1 cebola cortada em finas tiras, 2 dentes de alho picados e esmagados, ¼ de maço de folhas de manjericão picadas, 2 tomates sem sementes picados, 1 pimentão vermelho cortado em cubinhos, ½ xícara de passas de uvas brancas e pretas, 2 ½ xícaras de água, ½ xícara de azeite de oliva, 2 limões sicilianos, 2 pepinos com casca, ¼ de maço de folhas de salsa, sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo:  Lave os pepinos e corte-os em fatias bem finas, mantendo a casca, juntando o suco dos limões e as passas, deixando de molho por 1 hora. Numa panela, junte a quinua, a água e o sal e cozinhe em fogo brando por 10 a 15 min. Escorra o excesso de água e reserve. Com a quinua morna, misture  os demais ingredientes e os pepinos escorridos. Tempere com sal, pimenta e regue com o azeite. Prove e faça o s ajustes, se necessário. Leve a refrigeração por 30 min e sirva frio. (6 porções)

                                                                                                                                                                                                        
 Prato Principal:


LINGUADO EM NINHO DE TOMATE (FILET DE SOLE EN NID DE TOMATE)

Ingredientes:  8 tomates firmes, 800g de filé de linguado, 1 molho de salsa, 8 folhas de manjericão fresco, azeite de oliva, sal, pimenta. Para o purê: 4 batatas (rosa), 20g de manteiga, 100ml de leite, noz moscada, sal.

Preparo: 1. Lave os tomates, corte uma tampa e esvazie completamente o interior. Tempere com sal e pimenta e deposite uma folha de manjericão no interior.  2. Seque bem os filés, tempere um a um com sal e pimenta, espalhe sobre um dos lados um pouco de salsa picada e regue com azeite de oliva. 3. Faça um rolinho com cada filé e coloque-o no tomate. 4. Acomode os tomates numa forma e leve ao forno pré-aquecido a 150°C por 15/20 min.  Purê: cozinhe as batatas inteiras até ficarem bem macias. Esmague-as bem e misture o leite, a manteiga, sal e noz moscada.

  
Sobremesa:

SOPA GELADA DE MORANGOS E MANGA

Ingredientes:  ½ l de água, 300g de açúcar, 1 kg de morangos, 1 manga.

Preparo: 1. Fazer uma calda com a água e o açúcar: ferver e deixar esfriar. 2. Limpar e lavar os morangos. Liquidificar a metade dos morangos com a calda esfriada. 3. Cortar o restante dos morangos e as mangas e misturar tudo com o suco de morangos. 4. Servir com sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário