quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dando Liga X.5

Entrada:


BRUSCHETTA

Ingredientes: Pão italiano (ou baguette), tomate, alho, azeite de oliva, manjericão, sal e pimenta.

Preparo: Picar os tomates e o alho, temperar com sal e pimenta. Juntar o manjericão picado grosseiramente e regar generosamente com azeite de oliva. Cobrir o pão fatiado com uma camada da mistura e levar ao forno pré-aquecido por 10 a 15min.



Prato Principal:

BOEUF BOURGUIGNON

Ingredientes: 1 kg de carne (músculo, coxão mole ou alcatra), 30 ml de óleo, 1 l de caldo de carne, 1 garrafa de vinho tinto, 100g de cenoura em cubos, 100 g de cebola em cubos, 2 dentes de alho picados, 1 bouquet garni, 1 colher de extrato de tomate, 2 colheres de salsa picada, sal e pimenta. Guarnição: 250g de cogumelos Paris frescos, 150g de cebolinhas miúdas, 2 colheres de açúcar, 150g de bacon em cubos e 30g de manteiga.

Preparo: Limpe a carne, retirando os nervos e a gordura. Corte em cubos de 50 a 60g cada. Tempere com sal e pimenta. Coloque o óleo em uma panela grande e leve ao fogo. Quando aquecer bem, doure a carne. Junte a cebola, a cenoura e o alho e refogue mais um pouco. Acrescente o extrato de tomate, o vinho tinto e o bouquet garni. Cozinhe por mais 10 minutos para retirar a acidez do molho. Adicione o caldo de carne, tampe a panela e deixe cozinhar por 2 horas, em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando a carne estiver cozida, separe os cubos de carne e passe o molho pela peneira. Leve o molho de volta à panela e junte os cubos de carne.
Guarnição: Descasque as cebolinhas. Coloque-as em uma panela rasa com o açúcar e a manteiga. Cubra com água e deixe cozinhar até que a água se evapore e as cebolinhas fiquem caramelizadas. Reserve. Doure o bacon na manteiga em uma frigideira. Acrescente os cogumelos frescos fatiados e refogue por alguns minutos. Junte as cebolinhas e retire do fogo.
Montagem: Distribua o Boeuf Bourguignon em pratos individuais. Sirva com batatas cozidas ou talharim fresco. (5 porções).


Sobremesa:

CREME CARAMELADO (CRÈME BRÛLÉE)

Ingredientes: 4 gemas, 80g de açúcar, 350ml de leite, 125ml de creme de leite fresco (nata), 2 aniz estrelados, 2 cravos, ½ canela em pau, ½ colher (chá) essência de baunilha, 120g de açúcar cristal.

Preparo: 1. Aqueça, sem ferver, o leite, o creme, a canela, os cravos e o aniz. Reservar por 15min. 2. Misturar com batedor as gemas e o açúcar e a baunilha. 3. Coar o leite sobre as gemas com açúcar, misturando bem. 4. Colocar o creme nas formas e cozinhar em banho-maria por 20min no forno a 150ºC. (Devem ficar trêmulos como gelatina). 5. Deixar esfriar na geladeira. 6. No momento de servir, polvilhar açúcar cristal e dourar no forno ou com maçarico. (4 a 6 porções).

Nenhum comentário:

Postar um comentário