quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dando Liga X.2

Na noite desta terça, dia 3, aconteceu o segundo encontro do Dando Liga na Cozinha X, com este Menu:

Entrada:


SALADA DE PINHÃO

Ingredientes: 500g de pinhão cozido, descascado e partido ao meio, azeite de oliva, vinagre balsâmico, sal, orégano. Para enfeitar: tomate-cereja e folhas verdes (opcional).

Preparo: Marinar o pinhão nos temperos, por, pelo menos, meia hora. Juntar tomates-cereja partidos ao meio e servir sobre um leito de folhas verdes.





Prato Principal:


SALMÃO NO PACOTE (SAUMON EN PAPILLOTE)


Ingredientes: 4 postas de salmão de 200g, tomate, azeite de oliva, cheiro verde, sal, pimenta.

Preparo: Temperar individualmente as postas de salmão dos dois lados com sal e pimenta. Colocar cada posta no centro de um pedaço de papel alumínio. Cobrir a posta com tomate sem semente, cortado em tiras, salpicar com o cheiro verde e regar com azeite de oliva. Fechar bem o papel alumínio e levar ao forno médio (180ºC) por cerca de 20min. Servir “no pacote”. Acompanha: batata vapor. (4 porções)




Sobremesa:



CAROLINAS AO MOLHO DE CHOCOLATE (PROFITEROLES AU CHOCOLAT)


Ingredientes: Carolinas: 20g de açúcar, 90g de manteiga, 150g de farinha, 4 ovos, sal, 500g de sorvete de baunilha. Molho de Chocolate: 250g de chocolate, 150ml de leite.

Preparo:

1. Colocar 250ml de água, 60g de manteiga em pedaços, 1 pitada de sal e o açúcar e levar ao fogo.
2. Quando a água ferver, jogar de uma só vez toda a farinha peneirada e mexer energicamente. A farinha incha e uma bola de massa se forma, desgrudando das paredes da panela. Se isso não acontecer, continuar mexendo sobre fogo brando até que a massa se desprenda da panela.
3. Fora do fogo, incorporar os ovos inteiros, um após outro, mexendo bem a massa para incorporá-los.
4. Untar uma forma e colocar pequenos bolinhos feitos com duas colheres, espaçando-os bem.
5. Levar ao forno pré-aquecido alto (220ºC) por 15 a 20min (os bolinhos devem ficar dourados). Não abrir o forno, senão os bolinhos murcham. Deixá-los esfriar completamente antes de recheá-los.
6. Prepare o molho de chocolate, cortando-o em pedacinhos e fundindo-os no leite quente.
7. Faça uma fenda horizontal nos bolinhos e preencha-os com sorvete de baunilha. Disponha-os em pratos individuais e regue com a calda de chocolate, servindo em seguida.



Fotos: Cláudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário