quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dando Liga na Cozinha XIII.2

Na noite de ontem aconteceu o segundo encontro do Grupo Dando Liga na Cozinha XIII, desta vez com a equipe completa. A exposição dos pratos contou com a participação do mestre em Risotos, Elton Soldatelli, que preparou a elogiada entrada. 


 Entrada:


Risoto de ASPARGOS (8 porções)

Ingredientes:  640g de arroz carnaroli,  2 maços de aspargos frescos,  70g de manteiga,  1 talo de alho poró picado,  300ml de vinho branco,  2,5lt de caldo de legumes,  100g de requeijão,  azeite de oliva,  sal,  pimenta do reino,  queijo parmesão.

Preparo: Corte cerca de 3 cm da parte inferior de cada talo de aspargo e reserve para o caldo de legumes. Coloque os aspargos em uma panela grande, com cerca de 3 dedos de água fervente e cozinhe por 1 minuto. Retire os aspargos, escorra em água fria abundante e coloque no freezer por cerca de 10 minutos. Após, corte os aspargos em pedaços de 1 cm, tempere com sal, pimenta do reino e azeite de oliva. Reserve. Em uma panela grande, aqueça a manteiga e um pouco de azeite de oliva e refogue o alho poró picado, até dourar. Acrescente o arroz e frite, sem parar de mexer, por 2 minutos. Regue com o vinho branco e cozinhe, sem parar de mexer, até evaporar quase todo o líquido. Acrescente o caldo de legumes concha a concha, esperando a anterior ser absorvida. Após ±18 minutos de cozimento, acrescente os aspargos picados. Quando o arroz estiver “al dente”, desligue o fogo e acrescente o requeijão, mexendo até ficar homogêneo. Acerte o sal e a pimenta, se necessário. Deixe descansar por cerca de 2 minutos, com a panela tampada, antes de servir. Sirva com queijo parmesão ralado.

CALDO DE LEGUMES

Ingredientes3lt de água,  2 cebolas,  4 cenouras grandes,  1 talo de alho poró,  talos de aspargos,  sal,  pimenta do reino.

Preparo: Coloque a água para ferver. Acrescente as cebolas descascadas e cortadas em 4 pedaços, as cenouras descascadas e cortadas em 3 pedaços, o talo de alho poró cortado em 3 pedaços e os talos de aspargos. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe ferver por 45 minutos. Acerte o tempero e reserve, mantendo aquecido.



Prato Principal


LINGUADO EM NINHO DE TOMATE

Ingredientes:  8 tomates firmes, 800g de filé de linguado, 1 molho de salsa, 8 folhas de manjericão fresco, azeite de oliva, sal, pimenta. Para o purê: 4 batatas baroa (mandioquinha), 20g de manteiga, 100ml de leite, sal.

Preparo: 1. Lave os tomates, corte uma tampa e esvazie completamente o interior. Tempere com sal e pimenta e deposite uma folha de manjericão no interior.  2. Seque bem os filés, tempere um a um com sal e pimenta, espalhe sobre um dos lados um pouco de salsa picada e regue com azeite de oliva. 3. Faça um rolinho com cada filé e coloque-o no tomate. 4. Acomode os tomates numa forma e leve ao forno pré-aquecido a 150°C por 15/20 min.  Purê: cozinhe as batatas inteiras até ficarem bem macias. Esmague-as bem e misture o leite, a manteiga, sal.



Sobremesa:


CREME CARAMELADO (CRÈME BRÛLÉE)

Ingredientes:  4 gemas, 80g de açúcar, 350ml de leite, 125ml de creme de leite fresco (nata), 2 aniz estrelados, 2 cravos, ½ canela em pau, ½  colher (chá) essência de baunilha, 120g de açúcar cristal.

Preparo: 1. Aqueça, sem ferver, o leite, o creme, a canela, os cravos e o aniz. Reservar por 15min. 2. Misturar com batedor as gemas e o açúcar e a baunilha. 3. Coar o leite sobre as gemas com açúcar, misturando bem. 4. Colocar o creme nas formas e cozinhar em banho-maria por 20min no forno a 150ºC. (Devem ficar trêmulos como gelatina). 5. Deixar esfriar na geladeira. 6. No momento de servir, polvilhar açúcar cristal e dourar no forno ou com maçarico. (4 a 6 porções).

Nenhum comentário:

Postar um comentário