quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dando Liga XII.4

O quarto encontro da turma Dando Liga na Cozinha.XII contou novamente com a participação do Mestre em Risoto Elton, o qual ensinou nova e deliciosa receita deste versátil prato da culinária italiana.


Entrada:

 TOMATES RECHEADOS À PROVENÇAL

Ingredientes:  4 tomates maduros (mas firmes), 1 dente de alho, 100g de pão dormido, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, salsa, sal e pimenta.

Preparo: 1. Cortar a tampa superior dos tomates e esvaziar completamente o seu interior. 2. Esfarelar o pão. Juntar o alho e a salsa picados. Acrescentar o azeite e temperar. 3. Rechear os tomates com a mistura. 4. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15/20 min (até os tomates ficarem macios). (4 porções)



Prato Principal:


Risoto de FILÉ COM GORGONZOLA (8 porções)

Ingredientes:  1kg de filé mignon cortado em tirinhas,  800g de arroz arbório,  400 g de queijo gorgonzola picado,  100g de manteiga,  1 cebola grande picada,  300ml de vinho branco,  3lt de caldo de carne,  300g de nata,  azeite de oliva,  sal,  pimenta do reino,  tempero verde.

Preparo: Aqueça 1/3 da manteiga em uma frigideira grande, com um pouco de azeite de oliva. Tempere as tirinhas do filé com sal e pimenta do reino a gosto e refogue por ±5 minutos. Reserve. Em uma panela grande, refogue a cebola picada com o restante da manteiga e um pouco de azeite de oliva, até dourar. Acrescente o arroz e frite, sem parar de mexer, por 2 minutos. Regue com o vinho branco e cozinhe, sem parar de mexer, até evaporar quase todo o líquido. Acrescente o caldo de carne concha a concha, esperando a anterior ser absorvida. Após ±18 minutos de cozimento, acrescente as tirinhas de filé e o queijo gorgonzola picado e continue mexendo até o queijo dissolver. Quando o arroz estiver “al dente”, desligue o fogo e acrescente a nata, mexendo até ficar homogêneo. Acerte o sal e a pimenta, se necessário. Deixe descansar por cerca de 2 minutos, com a panela tampada, antes de servir. Sirva com tempero verde picado.


CALDO DE CARNE

Ingredientes:  3,5lt de água,  1,5kg de ponta de peito ou paleta,  1 talo de alho poró,  2 cenouras médias,  1 talo de aipo,  sal,  pimenta do reino.
Preparo: Coloque a água para ferver. Acrescente a carne, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 1:45 horas.  Acrescente o alho poró, cenouras e aipo e deixe ferver em fogo baixo por mais 45 minutos. Acerte o tempero e reserve, mantendo aquecido.


Sobremesa:


 SOPA GELADA DE MORANGOS E MANGA

Ingredientes: ½ l de água, 300g de açúcar, 1 kg de morangos, 1 manga.
Preparo: 1. Fazer uma calda com a água e o açúcar: ferver e deixar esfriar. 2. Limpar e lavar os morangos. Liquidificar a metade dos morangos com a calda esfriada. 3. Cortar o restante dos morangos e as mangas e misturar tudo com o suco de morangos. 4. Servir com sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário