quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dando Liga X.7

Entrada:




RISOTTO DE COGUMELOS


Ingredientes: 1 cebola picada, 50g de manteiga, tempero verde picado, 150g de cogumelos shiitaki frescos, 50 g de cogumelos secos, 1 copo de vinho tinto, 1 xícara de arroz para risotto, caldo de galinha, 2 colheres de queijo tipo parmesão, sal e pimenta (4 porções).

Preparo: Lavar bem os cogumelos secos e colocá-los de molho em água morna. Refogar a cebola e o tempero verde na metade da manteiga. Juntar o vinho e cozinhar em fogo brando até secar. Juntar o arroz e fritar ligeiramente. Acrescentar água quente, o caldo de galinha, os shiitaki fatiados e os cogumelos secos escorridos. Cozinhar, mexendo e acrescentando água quente aos poucos, até o arroz ficar “al dente”. Retirar do fogo e juntar o restante da manteiga e o queijo ralado. Sirva imediatamente.


Prato Principal:



CÔNGRIO COM ALHO-PORÓ

Ingredientes: 800g de filé de côngrio (ou salmão) 1 alho-poró (só a parte branca), 1 colher de alcaparras, tempero verde, 30g de manteiga, sal e pimenta. Acompanhamento: ½ kg de batatas pequenas, alecrim, manteiga.

Preparo: Peixe: Corte o filé em 4 pedaços, seque bem, tempere com sal e pimenta. Coloque-os numa forma e espalhe sobre eles o alho-poró cortado em rodelas finas, o tempero verde picado e as alcaparras. Sobre cada pedaço coloque uma noz de manteiga. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio e retorne mais 10 minutos ao forno. Acompanhamento: Cozinhe as batatas em água e sal. Escorra e salteie em manteiga com alecrim. Serviço: Arrume os filés em pratos individuais, ladeando-os com as batatas salteadas.


Sobremesa:



CRÉPE SUZETTE


Ingredientes: 175g (1 xícara) de farinha, 2 ovos, 1 copo de leite, 1 pitada de sal, 8 tangerinas, 1 colher de licor de laranja, 40g de manteiga, 50g de açúcar.

Preparo: Massa: Misturar a farinha, o açúcar, o suco de 2 tangerinas (1/3 de copo), os ovos, o licor, leite e sal. Levar à geladeira por 1 hora. Recheio: Ferver raspas de tangerina e escorrer 2 vezes. Misturá-las com manteiga, 1 pitada de açúcar e algumas gotas de licor.

Fritar os crépes em frigideira de fundo redondo, untada. Passar o recheio e dobrar 2 vezes. Arrumá-los em assadeira, regá-los com suco de tangerina e levar ao forno para aquecer. Servir com sorvete creme.

(Alternativa: caramelizar um pouco de açúcar na frigideira, juntar suco de tangerina e licor. Colocar o crépe fechado na frigideira e flambar com conhaque.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário