terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dando Liga XI - Encerramento



Na noite desta terça-feira, dia 22, aconteceu o encerramento do Curso Dando Liga na Cozinha XI. Com alegria e descontração os alunos deram um show de bom gosto e de gosto bom. Os convidados, a Diretoria da Liga e os próprios alunos se deliciaram com os pratos preparados pelas equipes, no ambiente festivo do Salão dos Espelhos.

O Cardápio constou de: Salada de Endívias, Frango ao Molho de Tangerina e Sopa Gelada de Morangos e Manga. Os vinhos da Marco Luigi fizeram excelente companhia.

Parabéns aos alunos e à Liga pelo sucesso.








As Equipes de Trabalho:

                                             Ambientação


                                                       Bebidas e petiscos


                                                       Entrada


                                                       Prato principal


                                                       Sobremesa







Fotos: Júlia

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dando Liga XI.7


Entrada:


SALADA DE ENDÍVIAS E NOZES

Ingredientes: 2 cabeças de endívias, 50g de nozes picadas, 100g de queijo Roquefort (ou Gorgonzola) grosseiramente esfarelado, 2 colheres de suco de limão, ¼ xícara de azeite de oliva, sal.

Preparo: Fazer uma emulsão do suco de limão, azeite e sal. Embeber as folhas de endívia com a emulsão. Arranjar as folhas em pratos individuais e espalhar sobre elas as nozes e o queijo. (4 porções)
                                                                                                                                                                                                         

Prato Principal:


ALCATRA AO VINHO (LE BOEUF AU VIN)

Ingredientes: 1 kg de alcatra (coxão ou lagarto), 1 garrafa de vinho tinto seco, 50g de bacon, 1 xícara de farinha de trigo, 1 cebola, 1 cenoura, 2 talos de aipo, 1 dente de alho, tempero verde (salsa, alecrim, e louro), noz moscada, sal, pimenta, azeite de oliva e manteiga.

Preparo: 1. Furar a peça de carne no centro e rechear com o bacon. Passá-la na farinha e reservar. 2. Picar os temperos verdes, o alho, a cebola, a cenoura e o aipo. 3. Aquecer a manteiga e o azeite, e dourar a carne em todos os lados. 4. Acrescentar os temperos picados, sal, pimenta e noz moscada. 5. Regar com o vinho, tampar a panela, baixar o fogo e deixar cozinhar até a carne ficar macia. 6. Retirar a carne e peneirar o molho, retornando-o à panela, com a carne. Corrigir o tempero. 6. Servir, cortando a carne em fatias e regando-as com o molho.
Acompanhamento: arroz branco ou massa. (5 porções). 


Sobremesa:


CRÉPE SUZETE  

Ingredientes: 175g (1 xícara) de farinha, 2 ovos, 1 copo de leite, 1 pitada de sal, 8 tangerinas, 1 colher de licor de laranja, 40g de manteiga, 50g de açúcar.

Preparo: Massa: Misturar, no liquidificador, a farinha, o açúcar, o suco de 2 tangerinas (1/3 de copo), os ovos, o licor, leite e sal. Levar à geladeira por 1 hora. Recheio: Ferver raspas de tangerina e escorrer 2 vezes. Misturá-las com manteiga, 1 pitada de açúcar e algumas gotas de licor. 
Fritar os crépes em frigideira de fundo redondo, untada. Passar o recheio e dobrar 2 vezes. Arrumá-los em assadeira, regá-los com suco de tangerina e levar ao forno para aquecer. Servir com sorvete creme.
(Alternativa: caramelizar um pouco de açúcar na frigideira, juntar suco de tangerina e licor. Colocar o crépe fechado na frigideira e flambar com conhaque.)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dando Liga XI.6

Na terça-feira, dia 01, aconteceu o sexto encontro do Grupo Dando Liga na Cozinha XI. Além da preparação do jantar, como de hábito, foram formadas as equipes de trabalho para a preparação do Jantar de Encerramento, que acontecerá no dia 22 de novembro.


Entrada:

ROLINHOS DE BERINJELA  (QUENELLES D’AUBERGINE)

Ingredientes: 2 berinjelas grandes, 100g de queijo (Minas ou Ricota) em cubos, 2 tomates sem peles e sementes, picados; manjericão fresco picado; sal, pimenta, azeite de oliva.
Molho de pimentão: 1 cebola pequena picada, 2 pimentões vermelhos, em cubos, 1 xícara de caldo de vegetais, azeite de oliva.

Preparo: Corte as berinjelas em fatias finas, no sentido do comprimento e grelhe-as em azeite de oliva. Misture o queijo, tomate, manjericão picado, sal e pimenta e coloque um pouco desta mistura na ponta de cada fatia de berinjela, enrolando-as. Leve ao forno (200°) por 10/15 min.
Molho: Doure a cebola e adicione os pimentões, deixando mais 5min. Acrescente o caldo de vegetais e deixe cozinhar por 10min. Bata a mistura no liquidificador, passe pela peneira e tempere com sal e pimenta.



Prato Principal:



FILÉ DE SALMÃO COM PURÊ DE BATATA BAROA

Ingredientes: 4 filés de salmão (200g cada), 1 limão siciliano, 2 colheres de açúcar, 1 cebola roxa picada, 1 dente de alho picado, 150g de tomates secos em cubos, 1 colher (chá) de gengibre ralado, pimenta dedo-de-moça picada, 1 colher de mel, coentro em grão, suco de ½ limão, 200ml de azeite de oliva, salsa e (coentro) picados, sal, pimenta. Batata Baroa para o purê.

Preparo:  Fazer zestes com a casca do limão e cozinhar alguns minutos em pouca água e o açúcar, duas vezes. Escorrer a água e juntar com os ingredientes listados (exceto o salmão). Reservar. Temperar o salmão com sal e pimenta e dourar os filés em ambos os lados. Colocar cada filé no centro de um pedaço de papel manteiga (ou plástico p/forno), repartir o molho sobre os filés e amarrar o papel, juntando as pontas. Levar ao forno pré-aquecido por 8 a 10 minutos. Colocar 1 pacote em cada prato, abrir e ladear o filé com purê de batata baroa (mandioquinha).
                         


 TORTA DE DOCE DE LEITE

Ingredientes:  8 ovos, ½ kg de nata, ½ kg de doce de leite, ½ pacote de bolacha “Maria” de chocolate  triturada no liquidificador, 8 colheres de sopa de  açúcar.

Preparo: Bater as 8 claras com 1 colher de açúcar, até ficarem bem firmes. Reservar. Bater as 8 gemas com 7 colheres de açúcar. Juntar o doce de leite, misturando bem. Após, juntar a nata e misturar delicadamente.  Juntar as claras batidas ao creme, misturando delicadamente.
Montagem: Em forma de abrir, colocar primeiro uma camada bem rala de biscoito triturado, seguido de uma camada de creme. Assim, fazer